Metodologia

Os projetos serão executados de acordo com a metodologia ágil Scrum, adaptada à realidade do Tribunal. As principais convenções e diretrizes desta metodologia são as seguintes:

A equipe de desenvolvedores de cada projeto é chamada de Scrum Team.

Os projetos são divididos em vários ciclos de trabalho, chamados de Sprints, ao fim dos quais entregas parciais são realizadas. Para a Residência de TI, cada Sprint terá duração de três semanas.

Cada projeto possui um responsável por assegurar que o Team siga os valores e práticas do Scrum, protegendo as equipes e assegurando que elas não se comprometam excessivamente com relação àquilo que são capazes de realizar durante um Sprint. Esse papel é exercido pelo Scrum Master, que no âmbito da Residência de TI, será desempenhado pelo Preceptor.

A lista de requisitos a ser atendida pelo projeto é chamada de Product Backlog. Ela e é elaborada e priorizada pelo servidor da área de negócio responsável pelo projeto, que, de acordo com o Scrum, é chamado de Product Owner.

No início de cada Sprint, os itens do Product Backlog que forem alocados para desenvolvimento naquele ciclo de trabalho farão parte de uma lista de tarefas chamada de Sprint Backlog.

A definição do Sprint Backlog irá ocorrer a cada ciclo, durante a sua reunião inicial de planejamento chamada Sprint Planning Meeting.

O acompanhamento de cada projeto é feito diariamente através de reuniões chamadas Daily Scrum, realizadas no início do expediente. Serão compartilhados os avanços do dia anterior, identificados eventuais impedimentos que afetem o projeto e priorizadas as atividades a serem realizadas ao longo do dia que se inicia. Os impedimentos identificados no Daily Scrum devem ser tratados pelo Scrum Master o mais rapidamente possível. Os pontos relevantes registrados em cada Daily Scrum serão registrados em assentamentos próprios, para fins de acompanhamento pelos Professores e pelo Scrum Master.

Ao final de cada Sprint haverá uma reunião de apresentação das funcionalidades implementadas, chamada de Sprint Review Meeting, que contará com a participação do Product Owner, Scrum Team, Scrum Master, Professores e demais interessados no projeto.