Coordenação TRE-RN

Marcos Maia

Engenheiro Civil (UFRN), Especialista em Segurança da Informação (UES) e em Direito e Processo eleitoral (UNP), Certificação em COBIT 5.0 Foundation Examination e em PRINCE2 Foundation Certificate in Project Management. Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral/RN, atualmente exercendo o cargo de Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Osmar Fernandes de Oliveira Júnior

Mestre em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Potiguar (UnP) e Técnico em Informática Industrial pela Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCe). Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral/RN, com especialidade em Análise de Sistemas, atualmente exercendo o cargo de Coordenador de Sistemas, vinculado à Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos temas: linguagem de programação, programação de computadores, banco de dados, análise de sistemas e matemática computacional.

Carlos Câmara

Engenheiro de Computação (UFRN), Especialista em Segurança da Informação (UES) e Especialista em Direito eleitoral (UNP), Certificação ITIL Foundation People Cert, atualmente exercendo o cargo de Coordenador de Infraestrutura Tecnológica na Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE/RN.

Coordenação IMD/UFRN

Prof. Dr. Danilo Curvelo de Souza

Possui graduação em Engenharia de Computação (2010), mestrado (2012) e doutorado (2017) em Engenharia Elétrica e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desde 2015 é docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sendo lotado no Instituto Metrópole Digital (IMD). Seus interesses em pesquisa incluem infraestrutura e redes de computadores, internet das coisas, blockchain e indústria 4.0. Atualmente, atua como coordenador da Residência em Tecnologia da Informação em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.

Prof. Frederico Lopes

Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte desde 2012. Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e é mestre em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008) e doutor em Ciência da computação pela UFRN. Pós/doutorado em andamento na University of British Columbia, Vancouver/Canadá. Durante o ano de 2010 esteve em Estágio de Doutorando (doutorado sanduíche) no IST/UTL, Lisboa/Portugal. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Distribuídos e Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: middleware, ubiquitous computing, pervasive computing, cidades inteligentes, publish/subscribe middleware, computação em nuvem, context-aware. Membro da Fiware Foundation desde 2017.

Daniel Sabino Amorim de Araújo

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - (2006). Mestrado em Sistemas e Computação pelo DIMAp/UFRN (2008). Doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação - DCA/UFRN (2013). Foi Professor do Departamento de Ciências Exatas, Tecnológicas e Humanas (DCETH - Campus Angicos) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) entre 2009 e 2015. Atualmente, é Professor e Diretor de Ensino do Instituto Metrópole Digital da UFRN. Suas principais áreas de pesquisas são: Aprendizado de Máquina, Análise de Agrupamentos, Information-theoretic Learning, Bioinformática, Big Data e Cidades Inteligentes, Visão Computacional e Business Intelligence.

Residentes TRE-RN

Equipe de Desenvolvimento

Ítalo Berg Marques Souza dos Reis

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Software pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte ( IFRN ). Pós-graduado em Docência e Gestão no ensino superior pela Universidade Estácio de Sá. Técnico em Informática pelo CEFET-RN. Atualmente faz parte do programa de Residência em TI do TRE-RN em parceria com o Instituto Metrópole digital ( IMD ). Possui experiência em desenvolvimento de sistemas web e jogos educativos ( Gamedu ).

Mateus Oliveira Costa Bezerra

Graduado pelo Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Experiência na área de desenvolvimento de jogos no Projeto Gamedu(UFRN). Áreas de interesse: HTML, CSS , Java, Git, Bootstrap, Python, Linux.

Carlos Henrique Pires dos Santos

Formado em Sistemas Para Internet pelo IFRN, apaixonado por tecnologia, possui conhecimento avançado em Redes de Computadores e Sistemas Abertos, atualmente é desenvolvedor de sistemas, tem como principal experiência atuação como bolsista Cnpq na modalidade DTC-F, em que contribuiu no desenvolvimento de um WAF (Web Application Firewall) e na criação da infraestrutura e gerenciamento Containers Dockers. Aluno do mestrado em Ciência da Computação pela UFRN, pesquisador na área da Engenharia de Software e Pós-Graduando em Tecnologia da Informação pelo IMD, no qual atua como residente no TRE-RN e faz parte da equipe de desenvolvimento de Aplicativos.

Carlos Freitas

Graduado em análise e desenvolvimento de sistemas pela Estácio de Sá, graduando em tecnologia de sistemas para internet pelo IFRN, realizou trabalho em empresas de iniciativa pública e privada de pequeno, médio e grande porte, nas áreas de TI incluindo telecomunicações e segurança eletrônica. Com mais de 20 (vinte) anos de experiência na área, mantendo-se atualizado às novas tendências do mercado possui perfil profissional pró-ativo, empreendedor, auto-didata.

Equipe de Business Intelligence - BI

Thiago de Oliveira

Graduado em Tecnologia da Informação e graduando em Engenharia de Software, ambos pela UFRN, com histórico em pesquisas relacionadas a visualização de dados e experiência em Business Intelligence no Tribunal de Justiça do RN em residência anterior. Possui fortes habilidades técnicas de Engenharia de Dados, Aprendizado Máquina e Banco de Dados. Motivado por desafios e apto a novos aprendizados.

Filipe Viana Monteiro

Engenheiro de computação, formado pela UFRN em 2015, com graduação sanduíche na University of Western Ontario, possui experiência com desenvolvimento de soluções de inteligência de negócio voltadas para o segmento da cadeia de suprimentos e logística. Com forte interesse em ciência de dados, inteligência artificial, desenvolvimento de software e gestão ágil de projetos. Atualmente, como residente de BI do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, vem desenvolvendo soluções para extração, transformação e visualização de dados, estruturados e não estruturados, utilizando ferramentas livres, com o objetivo de facilitar o acesso as informações do Tribunal.

Arthur Bernardo Portela Castelo Branco

Graduado Tecnologia da Informação (BTI), graduando em Engenharia de Software, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Aluno da pós-graduação em TI pelo instituto Metrópole Digital(IMD). Experiência profissional como estagiário do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) com foco no desenvolvimento e manutenção de sistemas EaD e sistemas acadêmicos, bolsista de desenvolvimento Atuando na Diretoria de TI do (IMD) no desenvolvimento de softwares institucionais em Java/JEE e PHP e análise de banco de dados. Desenvolveu estudos em business intelligence com foco em ciência de dados. Atualmente atuando como Analista de Business Intelligence no Tribunal Regional eleitoral do Rio Grande do Norte.

Giuliard Cosmo Rodrigues

Bacharel em Ciências e Tecnologia com graduação sanduíche na University of Wisconsin-Stout e graduando em Engenharia da Computação pela UFRN. Experiência com desenvolvimento de sistemas corporativos e acadêmicos. Apaixonado por análise de dados e com conhecimentos em Engenharia e Ciência de Dados.

Equipe de Infraestrutura

Paulo Cesar Tavares Almeida

Graduado em Tecnologia em Redes de computadores pelo IFRN. Experiências: Analista de suporte/HP, Analista de TI/AGF Engenharia, Analista de suporte TI/Lanlink. Competências: administração de servidores windows server e linux, configuração e suportação de serviços de infraestrutura (endereçamento, dns, dhcp, firewall, vlan, radius, controlador de domínio), configuração de ativos de redes (Cisco, Aruba), protocolos de roteamento, virtualização de servidores e projeto de redes.

Wilquim Solano

Formado em Engenharia de Computação pela UFRN, experiência profissional em Suporte Técnico I, II, III, Infraestrutura de Redes em órgãos públicos e privados, além de projetos realizados em Segurança de Redes e Infraestrutura. Possui cursos na área de Redes e Suporte. Conhecimento avançado em computação.

Ayuri Bessa

Residente de redes e infraestrutura TRE/RN. Possuo graduação em ciência e tecnologia (BCT) e estou concluindo a ênfase em engenharia de telecomunicações. Cursei o técnico em redes de computadores no instituto metrópole digital (IMD). Busco me aprofundar na administração de infraestrutura de redes de computadores e telecomunicações, bem como no desenvolvimento de software.

Helton Campos

Graduando em Engenharia de Telecomunicações e Bacharel em Ciências e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), técnico em informática pelo Centro Estadual de Educação Profissional Sen. Jessé Pinto Freire (CENEP), programador júnior pelo Instituto Metrópole Digital (IMD). Atualmente é residente em Redes e Infraestrutura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) em parceria com o IMD.