Edição 2018

PROJETOS

DESENVOLVIMENTO

Aplicativo móvel TRE/RN Sociedade
Aplicativo móvel Servidor JE
Chatbot para os Eleitores
Chatbot para o 77º Encontro do COPTREL
 Chatbot ativo para o acompanhamento de processos judiciais
Sistema de Comunicação Institucional

Estudo e desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis que funciona como um canal de comunicação oficial entre o TRE-RN e a sociedade, permitindo que informações, notícias e comunicados sejam enviados aos eleitores em geral, porém, agrupadas por áreas de interesse específicas.
O cidadão escolhe quais áreas deseja acompanhar conforme o seu interesse nos temas disponíveis, e sempre que uma mensagem for enviada pelo Tribunal o seu smartphone receberá uma notificação, alertando-o. O usuário então pode acessar a mensagem e caso ache interessante, pode compartilhá-la externamente via aplicativos de mensageria (como o whatsapp ou o telegram) ou através de suas redes sociais.
Estatísticas de acesso são disponibilizadas para os publicadores no Tribunal, informado o alcance de cada mensagem enviada, assim como a indicação de quantas pessoas leram a mensagem ou apenas a receberam (e ainda não a abriram). Falhas de notificação, como quando o cidadão está com seu smartphone offline na hora do envio, são tratadas a partir do reenvio sucessivo de novas notificações, de modo que o usuário possa ser notificado posteriormente.
O produto lançado foi desenvolvido para plataforma Android (a versão para iOS está sendo planejada pela equipe da Seção de Novas Tecnologias da Coordenadoria de Sistemas Corporativos do TRE-RN) e encontra-se disponível na Play Store a partir do endereço https://play.google.com/store/apps/details?id=br.jus.trernsociedade

Desenvolvimento de um aplicativo móvel com funcionalidades úteis e destinado aos servidores, estagiários, residentes e terceirizados do TRE-RN, de modo a melhorar o processo interno de comunicação institucional.

A proposta deste projeto é desenvolver um robô inteligente (Chatbot) que irá tirar dúvidas dos eleitores de forma similar a um servidor de uma Zona Eleitoral, ou seja, irá prestar os esclarecimentos cartorários demandados, tanto de forma geral como personalizada. Desta forma, o eleitor terá a oportunidade de tirar suas dúvidas a qualquer hora do dia, mesmo nos finais de semana. O robô também se integrará a bases de dados e outros sistemas em uso no âmbito do TRE-RN, como por exemplo, os sistemas ELO e Agendamento. A proposta é prestar o atendimento inicial ao eleitor, e caso necessário, encaminhá-lo ao Cartório Eleitoral mediante atendimento agendado.

A proposta deste projeto foi demonstrar o uso de chatbots no 77º Encontro do COPTREL.

A proposta deste projeto é informar ao advogado a movimentação de processos e enviar menagem para seu Facebook Messenger.

O Sistema de Comunicação Institucional consistirá em um sistema Web utilizado no âmbito do TRE-RN, e destinado a ser um canal de comunicação entre o Tribunal e os usuários do aplicativo móvel Servidor JE, a saber, servidores, estagiários, residentes e terceirizados, e os usuários do aplicativo móvel JE Sociedade.

BUSINESS INTELIGENCE

Área de Administração, Orçamento e Finanças
Cadastro Eleitoral
Área de Gestão de Pessoas
Área Judiciária
Área de Planejamento Estratégico
Logs das Eleições
Painel de acompanhamento de solicitações de atendimento remoto

Portal web com dashboards contendo dados estatísticos relacionados à área de Administração e Orçamento do TRE-RN, com acesso às bases de dados dos principais sistemas orçamentários, possibilitando a realização de consultas analíticas.

Portal web com dashboards contendo dados relativos aos eleitores cadastrados na base eleitoral do TSE, possibilitando a realização de consultas analíticas.

Portal web com dashboards contendo dados estatísticos relacionados à área de pessoal do TRE-RN, com acesso às bases de dados do SGRH, Folha de Pagamento, GESTCOM e PAE, possibilitando a realização de consultas analíticas.

Portal web com dashboards contendo dados estatísticos relacionados à área judiciária do TRE-RN, com acesso às bases de dados do SADP e PJE, possibilitando a realização de consultas analíticas.

Portal web com dashboards contendo dados estatísticos relacionados à área de Planejamento Estratégico do TRE-RN, possibilitando a realização de consultas analíticas.

Portal web com dashboards contendo dados sobre os resultados das eleições a partir de 1945 até os dias atuais, além de dados relacionados aos logs das urnas eletrônicas e do Sistema Gerenciamento, do TSE.

Portal web com dashboards contendo dados estatísticos relacionados ao atendimento remoto.

Residentes

Ayuri Bessa

Ayuri Bessa

Infraestrutura

Residente de redes e infraestrutura TRE/RN. Possuo graduação em ciência e tecnologia (BCT) e estou concluindo a ênfase em engenharia de telecomunicações. Cursei o técnico em redes de computadores no instituto metrópole digital (IMD). Busco me aprofundar na administração de infraestrutura de redes de computadores e telecomunicações, bem como no desenvolvimento de software.

Filipe Viana Monteiro

Filipe Viana Monteiro

Business Intelligence

Engenheiro de computação, formado pela UFRN em 2015, com graduação sanduíche na University of Western Ontario, possui experiência com desenvolvimento de soluções de inteligência de negócio voltadas para o segmento da cadeia de suprimentos e logística. Com forte interesse em ciência de dados, inteligência artificial, desenvolvimento de software e gestão ágil de projetos. Atualmente, como residente de BI do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, vem desenvolvendo soluções para extração, transformação e visualização de dados, estruturados e não estruturados, utilizando ferramentas livres, com o objetivo de facilitar o acesso as informações do Tribunal.

Carlos Henrique Pires dos Santos

Carlos Henrique Pires dos Santos

Desenvolvimento

Formado em Sistemas Para Internet pelo IFRN, apaixonado por tecnologia, possui conhecimento avançado em Redes de Computadores e Sistemas Abertos, atualmente é desenvolvedor de sistemas, tem como principal experiência atuação como bolsista Cnpq na modalidade DTC-F, em que contribuiu no desenvolvimento de um WAF (Web Application Firewall) e na criação da infraestrutura e gerenciamento Containers Dockers. Aluno do mestrado em Ciência da Computação pela UFRN, pesquisador na área da Engenharia de Software e Pós-Graduando em Tecnologia da Informação pelo IMD, no qual atua como residente no TRE-RN e faz parte da equipe de desenvolvimento de Aplicativos.

Giuliard Cosmo Rodrigues

Giuliard Cosmo Rodrigues

Business Intelligence

Bacharel em Ciências e Tecnologia com graduação sanduíche na University of Wisconsin-Stout e graduando em Engenharia da Computação pela UFRN. Experiência com desenvolvimento de sistemas corporativos e acadêmicos. Apaixonado por análise de dados e com conhecimentos em Engenharia e Ciência de Dados.

Mateus Oliveira Costa Bezerra

Mateus Oliveira Costa Bezerra

Desenvolvimento

Graduado pelo Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Experiência na área de desenvolvimento de jogos no Projeto Gamedu(UFRN). Áreas de interesse: HTML, CSS , Java, Git, Bootstrap, Python, Linux.

Helton Campos

Helton Campos

Infraestrutura

Graduando em Engenharia de Telecomunicações e Bacharel em Ciências e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), técnico em informática pelo Centro Estadual de Educação Profissional Sen. Jessé Pinto Freire (CENEP), programador júnior pelo Instituto Metrópole Digital (IMD). Atualmente é residente em Redes e Infraestrutura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) em parceria com o IMD.

Ítalo Berg Marques Souza dos Reis

Ítalo Berg Marques Souza dos Reis

Desenvolvimento

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Software pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte ( IFRN ). Pós-graduado em Docência e Gestão no ensino superior pela Universidade Estácio de Sá. Técnico em Informática pelo CEFET-RN. Atualmente faz parte do programa de Residência em TI do TRE-RN em parceria com o Instituto Metrópole digital ( IMD ). Possui experiência em desenvolvimento de sistemas web e jogos educativos ( Gamedu ).

Arthur Bernardo Portela Castelo Branco

Arthur Bernardo Portela Castelo Branco

Business Intelligence

Graduado Tecnologia da Informação (BTI), graduando em Engenharia de Software, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Aluno da pós-graduação em TI pelo instituto Metrópole Digital(IMD). Experiência profissional como estagiário do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) com foco no desenvolvimento e manutenção de sistemas EaD e sistemas acadêmicos, bolsista de desenvolvimento Atuando na Diretoria de TI do (IMD) no desenvolvimento de softwares institucionais em Java/JEE e PHP e análise de banco de dados. Desenvolveu estudos em business intelligence com foco em ciência de dados. Atualmente atuando como Analista de Business Intelligence no Tribunal Regional eleitoral do Rio Grande do Norte.

Paulo Cesar Tavares Almeida

Paulo Cesar Tavares Almeida

Infraestrutura

Graduado em Tecnologia em Redes de computadores pelo IFRN. Experiências: Analista de suporte/HP, Analista de TI/AGF Engenharia, Analista de suporte TI/Lanlink. Competências: administração de servidores windows server e linux, configuração e suportação de serviços de infraestrutura (endereçamento, dns, dhcp, firewall, vlan, radius, controlador de domínio), configuração de ativos de redes (Cisco, Aruba), protocolos de roteamento, virtualização de servidores e projeto de redes.

Diego Kirmay Costa Toscano

Diego Kirmay Costa Toscano

Business Intelligence

Graduado em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Tem experiência na área de Probabilidade, Estatística e Análise de Dados. Atualmente estudante do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Carlos Freitas

Carlos Freitas

Desenvolvimento

Graduado em análise e desenvolvimento de sistemas pela Estácio de Sá, graduando em tecnologia de sistemas para internet pelo IFRN, realizou trabalho em empresas de iniciativa pública e privada de pequeno, médio e grande porte, nas áreas de TI incluindo telecomunicações e segurança eletrônica. Com mais de 20 (vinte) anos de experiência na área, mantendo-se atualizado às novas tendências do mercado possui perfil profissional pró-ativo, empreendedor, auto-didata.

Thiago de Oliveira

Thiago de Oliveira

Business Intelligence

Graduado em Tecnologia da Informação e graduando em Engenharia de Software, ambos pela UFRN, com histórico em pesquisas relacionadas a visualização de dados e experiência em Business Intelligence no Tribunal de Justiça do RN em residência anterior. Possui fortes habilidades técnicas de Engenharia de Dados, Aprendizado Máquina e Banco de Dados. Motivado por desafios e apto a novos aprendizados.

Wilquim Solano

Wilquim Solano

Infraestrutura

Formado em Engenharia de Computação pela UFRN, experiência profissional em Suporte Técnico I, II, III, Infraestrutura de Redes em órgãos públicos e privados, além de projetos realizados em Segurança de Redes e Infraestrutura. Possui cursos na área de Redes e Suporte. Conhecimento avançado em computação.