Ascom participa de programa de residência em tecnologia da informação da UFRN

Na tarde desta terça-feira (15), alunos do curso de pós-graduação em tecnologia da informação da UFRN puderam conhecer um pouco mais do trabalho da Assessoria de Comunicação do TRE/RN (ASCOM). Na sede do órgão eleitoral, a equipe de comunicadores abordou pontos fundamentais do cotidiano de trabalho e ainda explanou a necessidade de uma ferramenta online de clipagem de notícias. Isto é, de um programa online que simplifique o processo de apuração e coleta de matérias publicadas em jornais e revistas sobre um determinado tópico.

A apresentação, que durou pouco mais de uma hora, contou com Virginia Coelli, Sara Cristina e Maria das Dores, representantes da ASCOM do Tribunal Regional Eleitoral do RN, e com os alunos-membros do Programa de Residência em Tecnologia da Informação, criado por uma iniciativa da Presidência do TRE-RN em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do Instituto Metrópole Digital (IMD).

Esse programa que tem o propósito de fomentar a área de TI da Justiça Eleitoral através da inclusão de atividades de inovação tecnológica, também insere alunos residentes da UFRN em ambientes e projetos de TI, contribuindo dessa forma com o fortalecimento da área estratégica aqui no Rio Grande do Norte. Na última etapa do curso, os alunos vão apresentar, pelo menos, um projeto em nome da turma participante que envolvam o Tribunal Regional Eleitoral.

A jornalista Virgínia Coelli, responsável pela comunicação do TRE/RN, explicou que o objetivo da ASCOM é exatamente promover a comunicação institucional do tribunal com qualidade, eficiência e transparência e, para facilitar o acesso do público interno, que diz respeito aos magistrados e colaboradores, e externo às informações referentes à Justiça Eleitoral, se faz necessário uma ferramenta online de clipagem.

O programa que tem duração de 18 meses e começou em dezembro do ano passado deve estudar quais as possibilidades antes de apresentar algum projeto ao TRE/RN. Enquanto isso, as práticas de residência ocorrem normalmente no próprio órgão, com o objetivo de que os alunos da UFRN possam aprender e trocar experiências com os servidores da área de Tecnologia da Informação, no próprio ambiente de trabalho da Justiça Eleitoral.

About the Author

You may also like these